terça-feira, 29 de novembro de 2011

IV Encontro de Comunicação Digital

Olha ai pessoal! Mais um evento na nossa área de tecnologia. A quem interessar possa, segue abaixo o link para mais informações e inscrições. Divulguem e participem! Vou ficar divulgando sempre os eventos interessantes lá do IFPB para vocês. Geralmente são muito legais e produtivos!

Abraços

Waleska Eugênia



" O Encontro Comunicação Digital – ECD, é um evento anual organizado por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, de cunho científico e cultural, sem fins lucrativos, que visa à integração acadêmica, à caracterização e à promoção da atividade de Tecnologia da Informação e áreas afins, reunindo estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e empresas da área.
O evento configura-se como um importante fórum de debate na área de TI, de importante valor integrativo, e prevê a presença de aproximadamente 300 participantes, dentre eles alunos, professores, voluntários do projeto e profissionais, os quais poderão trocar experiências, divulgar, conhecer e refletir sobre as diferentes tecnologias abordadas no evento. (...)"

Leia mais em:
http://aeciopires.com/ecd2010/

Falta de HD deixa computador mais caro


ão Paulo -- Você vai comprar um notebook ou um PC de mesa neste fim de ano? Então corra. As enchentes que danificaram fábricas na Tailândia no início do mês estão provocando falta de unidades de disco no mercado. Os preços desses dispositivos estão subindo e tendem a encarecer os computadores.

Um relatório divulgado pela empresa de pesquisas de mercado iSupply indica que a produção mundial de unidades de disco (também conhecidas como HDs, de "hard disks") deve sofrer redução de 30%, de 175 milhões de unidades no terceiro trimestre para 125 milhões neste.
A inundação na Tailândia prejudicou dois dos principais fabricantes. A Western Digital, maior fabricante mundial, produz 60% dos seus HDs lá. No segundo trimestre, a empresa foi responsável por 32% da produção mundial. A Toshiba, quarto maior fabricante, tem metade da sua produção numa fábrica próxima à da Western Digital. As duas tiveram suas instalações alagadas.
A enchente também afetou companhias que fornecem partes para os HDs, como a japonesa Nidec, fabricante de 70% do motores usados nesses dispositivos. Por causa disso, a inundação acabou prejudicando também empresas que não tiveram suas fábricas alagadas, como a Seagate, segunda maior fabricante no mundo.

A Seagate deve fornecer entre 41 e 45 milhões de unidades neste trimestre, passando à frente da rival Western Digital - isso se não houver falta de componentes. A Nidec diz que já restabeleceu a produção numa das fábricas, e que está ampliando a capacidade na China e nas Filipinas para compensar a redução na Tailândia.

Ainda assim, a previsão é que a indústria de HDs só volte ao normal em março de 2012.  Dell e Apple são duas das companhias que já avisaram aos acionistas que podem ter seus resultados afetados pela falta de HDs, problema que deve afetar todos os fabricantes de PCs. As empresas menores podem ser mais prejudicadas, já que os grandes fabricantes tendem a ter tratamento preferencial dos fornecedores.

Ninguém se arrisca a prever quanto vai subir o preço dos HDs e nem qual será o efeito disso no custo dos PCs. O impacto não é imediato porque os fabricantes de PCs mantêm, em geral, estoques para um ou dois meses de produção. Na Europa, alguns preços de HDs chegaram a triplicar no varejo, mas esse aumento acentuado parece ter sido provocado pela corrida às lojas quando as notícias sobre a enchente circularam.

Fonte: InfoNews

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Microsoft promete que o Windows 8 poderá ser instalado com apenas 11 cliques

A Microsoft acabou de divulgar mais uma publicação enorme no seu blog de desenvolvimento com detalhes sobre o Windows 8, dessa vez referentes ao processo de instalação do novo sistema operacional. O texto cita diversos detalhes interessantes, incluindo os esforços para simplificar a instalação, um novo método de obter o sistema online e a automatizações de processo.
No que se refere a facilitar o processo, a Microsoft afirma que, se antes eram precisos 4 assistentes e até 60 telas para terminar a atualização para o Windows 7, agora, no 8, essa atividade poderá ser feita com apenas 11 cliques e o sistema ainda pode ser baixado da internet durante a instalação.
Quando falamos de upgrades do sistema, o Windows 8 também demonstra uma performance muito superior. De acordo com um gráfico no blog, uma instalação limpa do Windows 7 poderia levar até 513 minutos (mais de oito horas) para ser concluída, caso o usuário optasse por fazer o update de todos os 1,4 milhões de arquivos disponíveis. Já no Windows 8, a mesma operação deve levar 52 minutos.
Como o novo sistema completamente otimizado para entrega digital, a Microsoft também está fazendo questão que os arquivos de instalação sejam os menores possíveis. Ao usar o sistema operacional em uma ISO antiga do Windows 7 x86, o download do Windows 8 passa de 2,32 GB para apenas 1,51 GB.

Veja o vídeo: 
http://www.youtube.com/watch?v=bBaTx4NsVQQ&feature=player_embedded


Fonte: Tecmundo Baixaqui

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Intel revela processador com 50 núcleos

Hoje, nos nossos computadores caseiros, temos processadores com uma quantidade de núcleos que pode ser contada nos dedos. Mas a Intel quer mudar essa realidade, apresentando seu novo processador “Knights Corner”, com 50 núcleos de processamento.

Claro que um chip dessa magnitude não será usado para rodar jogos de última geração, mas sim será colocado para trabalhar com aplicações que demandam muito esforço paralelo, como modelagem metrológica, tomografia, simulações de matérias etc.

Lembrando a evolução do processamento de alta velocidade da Intel, em 1997, a empresa lançou o “ASCI RED”, um sistema que trabalhava na casa dos teraflops e que era formado por 72 gavetas de computadores (que tomavam o tamanho de uma sala). Hoje, o mesmo poder pode ser encontrado dentro de um único chip do modelo “Knights Corner”.

Esse parece ser mais um importante passo da Intel em busca de ser a primeira empresa a quebrar a barreira do exaflop (1000 petaflops). Para quem não conhece essa forma de medir performance, “flops” nada mais são do que operações de ponto flutuante por segundo, ou, no mais popular, a quantidade de cálculos que um computador pode fazer por segundo.

FONTE: Tecmundo Baixaqui

Materiais Complementares Diversos

Caros alunos

Seguem os links com os materiais complementares diversos para cada módulo.

Abraços

Manutenção de Notebook


https://rapidshare.com/files/997192127/Notebook_1_2_e_3.rar

Montagem

https://rapidshare.com/files/3388199284/Montagem_1_2_3_4_e_5.rar

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Placas Mãe BTX

Em uma aula sobre tipos de placas mãe, o aluno Iwan Santos, da turma 506, me apresentou mais um tipo muito interessante. Compartilho essa matéria com vocês...

******************************


No IDF Fall 2003 a Intel anunciou o lançamento de um novo formato de placas-mães, chamado BTX (Balanced Technology Extended). Este novo formato deverá substituir o atual padrão ATX nos próximos anos.

A grande pergunta é: por que um novo formato de placas-mães?

O novo formato foi lançado por dois motivos básicos: primeiro, melhorar a dissipação térmica do computador (isto é, sua ventilação interna). Comprocessadores com clocks cada vez mais elevados e com os outros componentes do computador, tais como placas de vídeo, memórias e discos rígido, gerando cada vez mais calor, é natural pensar em uma melhor forma de refrigerar o interior do PC. O segundo motivo é tentar padronizar formatos de placas-mães de tamanho reduzido, usados sobretudo em PCs de tamanho reduzido, como o XPC da Shuttle. Hoje em dia os fabricantes de placas-mães que produzem PCs de tamanho reduzido têm duas opções: ou usa o formato ITX criado pela VIA ou então usa um padrão proprietário.

O formato BTX possui três tamanhos básicos: picoBTX (20,32 cm x 26,67 cm), microBTX (26,41 cm x 26,67 cm) e BTX (32,51 cm x 26,67 cm). O padrão da ITX da VIA, que mede 21,5 cm x 19,1 cm, continua menor que o picoBTX da Intel. Já os outros dois tamanhos medem quase a mesma coisa do que o microATX e o ATX, respectivamente.

A principal diferença entre placas-mães ATX e BTX está na posição dos slots. As placas-mães BTX são como se fossem placas ATX vistas em um espelho. Onde hoje está os conectores das portas serial, paralela, teclado, mouse, USB, etc estão soldados, nas placas BTX estão localizados os slots de expansão. E onde hoje estão localizados os slots de expansão, nas placas-mães BTX estão soldados os conectores da placa (teclado, mouse, serial, paralela, USB, etc).

Outra mudança foi a distância da placa-mãe para o chassi metálico dogabinete, que passou a ter 10,6 mm, sendo uma distância maior do que no padrão ATX, melhorando o fluxo de ar na parte de baixo da placa-mãe e facilitando o uso de sistemas de fixação do cooler do processador maiores.

No gabinete ATX, com a frente do gabinete virada para você, temos que a placa-mãe está instalada do lado direito e a parte esquerda é "vazia", ou melhor, é o espaço usado para a passagem de cabos e instalação de placas. No gabinete BTX ocorrerá justamente o inverso. O lado "fechado" (onde a placa-mãe está instalada) é o esquerdo, e o lado "vazio" (passagem de cabos, instalação de placas, etc) é o direito.

Por conta destas diferença, placas-mães BTX não poderão ser instaladas em gabinetes ATX bem como placas-mães ATX não poderão ser instaladas em gabinetes BTX.
Além disso, como placas-mães BTX usarão slots PCI Express, elas necessitarão de uma nova fonte de alimentação, pois placas-mães com este novo tipo de slot necessitam de uma nova fonte de alimentação, que usa um plugue de 24 pinos (as fontes de alimentação ATX usam plugues de 20 pinos). Ou seja, as atuais fontes ATX não servirão em placas-mães BTX.

A migração do padrão BTX para o ATX, contudo, deverá demorar. Apesar da especificação BTX estar praticamente pronta, prevemos que placas-mães e gabinetes BTX só começarão a ser populares em 2006, se levarmos em conta o mesmo tempo que o padrão ATX demorou para se popularizar no Brasil (o padrão ATX foi lançado em 1995, mas só começamos a vê-lo com maior freqüência a partir de 1997).





Tecnologia de autenticação da Intel vai impedir roubo de dados

Para acompanhar os hackers, que contam com cada vez mais recursos online para roubar dados de usuários, as empresas de tecnologia iniciaram um investimento pesado em segurança. Alguns processadores de segunda geração da Intel, por exemplo, agora contam com um novo método que verifica se quem está no comando do computador é mesmo você.

O sistema, chamado de “Tecnologia de Proteção de Identidade Intel” (IPT, no idioma original), funciona como uma camada dupla de segurança. A primeira – e mais fácil de ser burlada – é o uso de um nome de usuário e senha, dados que devem ser utilizados apenas pelo usuário.

A segunda etapa, que torna o roubo de informações bem mais difícil, é a inserção de um código de seis dígitos que é aleatório e muda a cada 30 segundos – tudo isso acontecendo diretamente no hardware, tornando impossível a cópia dessa sequência por invasores.

Segundo a Cnet, a utilização do IPT é mais recomendada para grandes empresas e desenvolvedoras de jogos, mas alguns chips já estão presentes em modelos comerciais de desenvolvedoras como HP, Lenovo e Sony. Empresas como Amazon e Google já aderiram a esse sistema de proteção.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/intel/14909-tecnologia-de-autenticacao-da-intel-vai-impedir-roubo-de-dados.htm#ixzz1cUPhfIJE