sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Entenda a investigação que levou ao fechamento do MegaUpload

O governo dos Estados Unidos fechou ontem (19/01) o site de compartilhamento de arquivos MegaUpload, acusando o serviço de facilitar a troca de conteúdo protegido por direitos autorais e prendendo seus fundadores e funcionários por incentivar a pirataria.


Segundo o GigaOM , o MegaUpload era hospedado principalmente na Virginia, nos Estados Unidos, em um local com mais de 1000 servidores que tinham mais de 25 petabytes de conteúdo enviado pelos usuários do serviço. A Holanda sediava outros mais de 700 servidores que hospedavam os arquivos do site.


Segundo arquivos do FBI, os próprios funcionários do MegaUpload se aproveitavam do conteúdo enviado pelos usuários para baixar arquivos ilegalmente. E-mails trocados entre executivos do serviço mostram discussões sobre cópias de diversos álbuns e episódios de séries como The Sopranos baixados a partir de links colocados por membros do site. Em conversas, eles chegaram a afirmar que possuem "um negócio divertido... somos piratas dos tempos modernos."

Anonymous

Em represália ao fechamento do serviço, e também como forma de protesto ao SOPA e ao PIPA, o grupo hacker Anonymous fez a sua maior ação. Em poucas horas, eles derrubaram os sites da RIAA (Record Industry Association of America), da MPAA (Motion Picture Association of America), da Universal Music (responsável pela acusação de pirataria do Megaupload), do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, do US Copyright Office, da Warner Music Group e até mesmo o do FBI. Hoje (20/01), 2 alvos já caíram: a loja da MGM e do Ministério da Justiça da Nova Zelândia.

Durante os ataques do grupo, o tráfego na internet chegou a ficar 24% superior ao normal para o horário.

Leia mais: www.olhardigital.com.br

Compartilhamento na Net ameaçado! Entenda o que está acontecendo no mundo da internet atualmente!

O SOPA e o PIPA


Dois projetos de lei, o Stop Online Piracy Act (pare com a pirataria on-line, em tradução livre), conhecido como Sopa, e "Protect IP Act" (ato para proteção da propriedade intelectual), chamado de Pipa, que estão no Congresso dos Estados Unidos, provocaram manifestações ou interrupções de serviços de sites importantes como Google, Wikipedia e Craigslist, de classificados, nesta quarta-feira (18).
Ambos os projetos de lei visam combater a pirataria na internet.  O Pipa deverá será votada pelo Senado norte-americano no dia 24 de janeiro. O Sopa ainda está sendo avaliado por comissão na Câmara.
No Sopa, a proposta é ter penas de até 5 anos de prisão para os condenados por compartilhar conteúdo pirata por 10 ou mais vezes ao longo de 6 meses. Os sites como Google e Facebook, por exemplo, também poderiam ser punidos pela acusação de "permitir ou facilitar" a pirataria. A pena seria o encerramento dos serviços e banimento de provedores de internet, sistemas de pagamento e anunciantes em nível internacional.
Pela lei, qualquer site pode ser fechado apenas por ter conexão com outro site suspeito de pirataria a pedido do governo dos EUA ou dos geradores de conteúdo. Ferramentas de busca como o Google, por exemplo, teriam que remover dos resultados das pesquisas endereços que compartilhem conteúdo pirata, correndo o risco de punição.
Fonte: Portal G1

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

LG apresenta Magic Remote na CES 2012

São Paulo - A LG anunciou um novo controle remoto para sua linha de Cinema 3D SmartTV, o Magic Remote, capaz de compreender comandos de voz e movimento.

Com o novo Magic Remote, o usuário pode falar em um microfone embutido ou usar uma click-wheel semelhante aos primeiros modelos do iPod para navegar nas opções da TV. Há também uma função "pointer", que permite que o usuário aponte o controle para sua televisão e arraste o cursor na tela para fazer as seleções.

Outra grande diferença dos outros controles é a possibilidade de usar o detector de movimento como atalho. Assim, o usuário pode controlar algumas funções da SmartTV da LG apenas mexendo seu pulso. No Magic Remote, há um botão curioso, de 3D. Ele faz com que a televisão converta 2D para 3D com um único clique.

Segundo a LG, o produto estará disponível no Brasil ainda no primeiro semestre. Não há informações a respeito do preço.

Fonte: Info Notícias

Venda de PCs registra queda mundial

São Paulo - As vendas mundiais de computadores caíram 1,4% no último trimestre de 2011, somando 92,2 milhões de unidades no quarto trimestre de 2011. Segundo a Gartner, a razão para essa queda após dois trimestres de crescimento positivo é a baixa demanda pelo produto em países europeus e nos Estados Unidos.

Mikako Kitagawa, analista principal do Gartner, diz que o quadro foi resultado das fracas vendas de computadores durante o período de férias. Além disso, o uso cada vez mais intenso de tablets e smartphones colabora para essa queda.

As inundações na Tailândia também tiveram impacto nos preços e nas vendas de computadores no quatro trimestre. Analistas do Gartner acreditam que um impacto ainda será sentido no primeiro semestre de 2012, e que ele continuará ao longo do ano, o que afetará a comercialização de PCs nos próximos meses.

O mercado de PCs na América Latina chegou a crescer 11,2% e as vendas atingiram 9,3 milhões de unidades durante o período em análise. De acordo com o Gartner, a HP manteve a liderança do setor em todo o mundo durante o quarto trimestre de 2011, apesar de um declínio de 16,2% ao ano na entrega de computadores. Esse resultado se deve a confusão em torno do negócio de PCs que a empresa tentava esclarecer enquanto começa a ser conduzida por Meg Whitman. A HP também teve que lutar contra os concorrentes e os preços agressivos de competidores.

A Lenovo foi a empresa com maior crescimento entre os cinco principais fornecedores, com 23% no quarto trimestre de 2011, e consolidou-se na segunda posição. O crescimento da empresa foi atribuído aos preços em conta tanto para o consumidor final quanto para o usuário profissional.

fonte: Site Info Notícias

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Computador do tamanho de um cartão de crédito começa a ser produzido

Começa a chegar ao mercado a partir do próximo mês um minicomputador revolucionário. Chamado de Raspberry Pi, o equipamento é minúsculo, do tamanho de um cartão de crédito, e custa apenas £ 16 (cerca de R$ 45). A máquina vem pronta para ser conectada a um televisor ou monitor via HDMI ou RCA e seu principal foco é o uso em escolas e em locais pobres.

Além da tela, você precisa também de pelo menos um teclado e um mouse para conectar ao minicomputador. Ele ainda possui uma saída de áudio, uma entrada USB 2.0, uma microUSB, suporte para cartões de memória SD e entrada para cabo de rede. São dois modelos diferentes, um com 128 MB de memória RAM e outro com 256 MB (esta custando £ 22, cerca de R$ 60). O processamento fica por conta de uma CPU ARM 11 de 700 MHz.

Com hardware simples, não há como esperar muito no que diz respeito ao desempenho. O Raspberry Pi é indicado apenas para uso de aplicativos básicos, como editores de textos e planilhas, e também aplicativos de programação. De acordo com o Daily Mail, o PC vem com Linux, o que ajuda a manter o preço baixo.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

IFPB terá palestras sobre Cabeamento Estruturado

Nesta quinta, dia 12, será apresentado um conjunto de palestras sobre Cabeamento Estruturado, das 08h às 11h50, no auditório José Marques do IFPB Campus João Pessoa. Os palestrantes serão o gerente regional da Furukawa Eletric de Recife, empresa conceituada no mercado de cabeamento, João Ricardo Lopes de Oliveira, e o especialista técnico da Recicabos, Leonardo Viana.
O objetivo é apresentar as novas tecnologias na área de cabeamento estruturado, além de promover a integração entre empresa e instituição de ensino. No primeiro momento será relatado o Histórico do Cabeamento Estruturado e em seguida serão abordados temas sobre o Cabeamento Estruturado Metálico e o Óptico. Após um intervalo, as atividades serão retomadas às 9h50, quando serão apresentados os assuntos Datacenter e Inovações no Cabeamento Estruturado. Depois do encerramento das palestras será realizada uma exposição de produtos da empresa Furukawa Eletric.
Grupo Furukawa
Foi fundado em 1884, no Japão, e é liderado pela empresa Furukawa Eletric. Atua nos principais mercados mundiais com tecnologias para soluções em fibras ópticas. Está presente em áreas como telecomunicações, eletrônica, sistemas automotivos, energia, metais e serviços. Em 2001 adquiriu a empresa Lucente Technology em 2001, hoje denominada OFS A Furukawa Company, e passou a ser um dos maiores fabricantes mundiais de fibras ópticas.

*Texto: Daniela Espínola – Jornalista do IFPB/ Campus João Pessoa

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

E para começar bem 2012... - 5 atitudes que podem definir sua trajetória profissional

Você é o único que pode controlar sua carreira. Não espere que os outros definam em qual cargo você estará no futuro. Sentir-se acomodado é o primeiro sinal óbvio de que uma mudança é necessária no comportamento profissional.

Para José Augusto Minarelli, diretor presidente da Lens & Minarelli, ter uma atitude positiva no trabalho é fundamental para ter êxito. “O profissional que deseja ter sucesso na carreira ou no seu empreendimento tem que prestar um bom serviço para ter prestígio”, afirma.
“É preciso ter coragem para errar. Há quem tenha muita vontade de fazer, mas não tenha coragem para arriscar. Lembre-se que os grandes profissionais já erraram muito”, explica Orlando Pavani, diretor de relações institucionais e conhecimento da Gauss Consulting Group.

Confira cinco atitudes que os especialistas consideram ser importantes para se ter uma carreira de sucesso.


1 - Ter iniciativa

Pode se dizer que aquele profissional que só age quando recebe ordens já está ultrapassado. O atual contexto das empresas exige pessoas que tenham uma espécie de perfil empreendedor. Em outras palavras, que estejam dispostas a desbravar novas tarefas – sem que isso seja pedido pela chefia. Essa postura deve se tornar um hábito ao ponto que você quase não precise mais de chefe.


2 - Ser colaborativo

Oferecer ajuda aos colegas de trabalho e trabalhar em equipe são atitudes que trazem benefícios tanto para você quanto para empresa. O feedback também é essencial, pergunte às pessoas com que trabalha, como você pode melhorar e não fique abalado com as críticas.

Você pode se dizer competente e motivado, mas nada adianta se não terminar todas as tarefas que propôs começar. Por isso, neste início do ano, foque em mudanças na sua rotina para ser um profissional altamente produtivo.


4 - Ser “elástico”

Para Pavani, o profissional que é aberto e “acessa” assuntos ou temas diferentes consegue ter uma visão mais ampla na hora de resolver um problema. “Eu preciso acessar o contraditório e não concordar”, explica.


5 - Prepare-se para o futuro

Invista em você e mantenha-se atualizado. Para os especialistas, é preciso participar de congressos, fazer cursos, por mais que tenha tido uma boa formação. Dessa maneira o profissional saberá que tipo de concorrente tem no mercado de trabalho e as oportunidades que o cercam.

Fonte: http://info.abril.com.br

Praga digital rouba mais de 45 mil senhas do Facebook

A praga digital Ramint, que pode interceptar operações bancárias, roubou mais de 45 mil de logins e senhas do Facebook, a maioria de contas do Reino Unido e França, de acordo com a empresa especialista em segurança digital Seculert.

A empresa acredita que hackers invadem perfis de usuários do Facebook para mandar links com vírus a amigos da rede social, espalhando a praga -- o amigo recebe uma mensagem da pessoa com o computador infectado com um link malicioso e, se clicar, o malware ataca a máquina.

A praga também se aproveitaria do uso de senhas iguais para múltiplos programas, como Facebook, Gmail, Outlook e Corporate SSL VPN, para invadir redes corporativas.

O Ramnit  infecta arquivos com extensão .exe (executáveis), .dll (de sistema) e .html (páginas da internet). Ele nasceu de uma união entre o Ramnit original, que se propaga com facilidade, e o ZeuS, vírus voltado ao roubo de dados bancários.

Fonte: site do G1

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012